Ana Maria Ferreira, vice-presidente da Câmara de Santo Tirso, e o ex-presidente da autarquia Joaquim Couto a vão apresentar-se a eleições primárias para escolha do candidato socialista à Câmara de Santo Tirso nas próximas autárquicas.
O ex-presidente da Câmara de Santo Tirso e ex-governador civil do Porto Joaquim Couto explicou que houve um diálogo conduzido pelo líder da distrital do PS/Porto, José Luís Carneiro, com o atual presidente da Câmara de Santo Tirso e presidente da comissão política concelhia local, Castro Fernandes, para que se chegasse a um consenso para apresentar uma candidatura na qual Joaquim Couto era o cabeça de lista e Ana Maria Ferreira a número dois.
"O consenso não foi possível, pelo que inevitavelmente cairemos no plano B, que são as primárias", explicou Joaquim Couto, que se anunciou como candidato às eleições primárias "aconteça o que acontecer", considerando que tem condições para as vencer.
Já Ana Maria Ferreira assumiu que é candidata à Câmara de Santo Tirso em 2013 e que, como há outro candidato, irá disputar as primárias.
"Grandes decisões não devem ser tomadas de ânimo leve. Eu não me assumiria como candidata sem o trabalho de casa feito e sem o apoio que tenho. Fomos percebendo qual era o sentido dos militantes", explicou.
Segundo a vice-presidente - que é vereadora na Câmara de Santo Tirso desde 2002 - tem um "grande apoio nas juntas de freguesia", sendo que "15 dos 16 presidentes eleitos pelo PS" estão com a sua candidatura, tendo ainda o "apoio da maioria da comissão política".
Castro Fernandes, por seu lado, explica que transmitiu a "José Luís Carneiro que os militantes e as pessoas preferem Ana Maria Ferreira" como candidata à câmara pelo PS.
O presidente da autarquia, que não pode recandidatar-se em 2013 devido à lei da limitação de mandatos, explicou que como militante ouviu "as pessoas, os autarcas e a grande maioria está com a Ana Maria Ferreira".
"Ana Maria só se afirmou hoje como candidata às primárias quando José Luís Carneiro me disse que Joaquim Couto ia às primárias", explicou.
Castro Fernandes recordou ainda que, nas últimas eleições internas, "os militantes recusaram Joaquim Couto para presidente da comissão política concelhia".
O presidente da comissão política concelhia irá agora convocar uma reunião e, havendo dois candidatos que reúnam as condições estabelecidas pelos estatutos do partido, serão marcadas as eleições primárias para escolha do candidato do PS à Câmara de Santo Tirso nas eleições autárquicas de 2013.
Notícias Mais Vistas
-
O actual vice-presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Paulo Vistas, vai ser candidato à nas autárquicas de 2013 pelo movimento independe...
-
O ainda presidente da Câmara Municipal de Santarém, Francisco Moita Flores, aceitou o convite do PSD para ser candidato em Oeiras nas autárq...
-
José Correia da Luz, antigo presidente da Câmara Municipal do Crato, anunciou que vai voltar a candidatar-se pelo PS ao cargo nas eleições a...
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment